Skip to main content

Visão geral do indicador MACD

O MACD, juntamente com a Média Móvel, é um dos principais indicadores de análise técnica que é usado ativamente por traders de qualquer nível. Na verdade, ele é uma combinação de duas médias móveis, complementada por um histograma que mostra claramente a ordem em que as linhas são construídas e a distância entre elas. Usando a ferramenta, você pode encontrar pontos de inversão, reconhecer divergência de mercado e determinar a intensidade do movimento da tendência. Então, vamos fazer uma revisão detalhada do MACD.

História de desenvolvimento

O nome MACD é uma abreviação, que significa “divergência/convergência da média móvel”. O indicador foi criado por Gerald Appel no início dos anos 80. Ele era um trader bem sucedido na bolsa de valores, mas depois mudou para o forex, achando-o mais promissor. Gerald não criou nenhuma fórmula de cálculo inovadora, ele tomou uma solução pronta na forma da Média Móvel como base. No entanto, a singularidade da solução reside na sua simplicidade e eficácia simultânea.

O uso de duas linhas de Médias Móveis com uma certa diferença no período permite que você reconheça efetivamente pontos de reversão no mercado. Durações de sinal diferentes fazem com que uma linha reaja às flutuações de preço mais rapidamente do que a outra. Isso leva a uma discrepância entre as curvas.

Configurações de indicador

Existem muitas variedades de MACD. Se você realizar uma pesquisa de palavras-chave nos catálogos de plataformas profissionais para análise técnica (por exemplo, o TradingView), os resultados irão conter mais de cem itens. O princípio geral de ação é o mesmo para todos eles, com exceção de algumas modificações. Nesta análise, veremos a versão clássica do MACD, que está disponível no catálogo da plataforma Binomo. Tem 2 linhas e um histograma de barra de duas cores.

O período padrão da linha rápida é 12, o período da lenta é 26 e o ​​sinal é 9. Um aumento no primeiro parâmetro reduz a sensibilidade da curva branca, o segundo parâmetro afeta o comportamento da média móvel vermelha. O valor do sinal determina a amplitude cumulativa das oscilações. Aumentar esse parâmetro aumenta a distância entre a média móvel rápida e a lenta. Isso torna os sinais mais visíveis para o discernimento visual em condições de baixa volatilidade do mercado.

As configurações padrão são ideais para negociação na maioria dos casos. Elas são compatíveis com qualquer período de tempo. Um aumento no período será justificado nos casos em que negociações de longo prazo estão sendo conduzidas (vencimentos de mais de 10 velas no gráfico). Isso torna os sinais mais precisos, mas aumenta o atraso. Portanto, o uso de MACD de longo prazo será justificado apenas com uma longa duração de negociação. A Binomo permite implementar esses esquemas em um período de 5 segundos e expiração de 1 a 5 minutos.

Usando o MACD na análise de mercado

O MACD é frequentemente chamado de oscilador de tendência. Isso não é inteiramente correto do ponto de vista técnico, mas, em termos práticos, faz sentido. É um indicador de tendência, mas pode, no entanto, ser usado para encontrar pontos de entrada efetivos no mercado, mesmo para negociações de curto prazo. Há uma semelhança visual com o Estocástico, que também tem duas linhas – rápida e lenta.

Sinais indicadores:

  • a interseção de linhas é o ponto de contato entre a Média Móvel lenta e rápida, com uma mudança subsequente na ordem de construção;

  • convergência e divergência são a mudança na distância entre a média móvel, exibida no histograma;
  • a interseção da borda N/A é o ponto de interseção da média móvel rápida e lenta com uma borda neutra;
  • divergência é quando o mercado se move em uma direção e o indicador na direção oposta.

O sinal principal é a interseção das curvas e sua posição em relação à borda neutra. Há muita semelhança aqui com os osciladores. O MACD também permite que você efetivamente reconheça os períodos de sobrecompra e sobrevenda do mercado.

O fenômeno da divergência é quase impossível de ser detectado em um gráfico limpo a olho nu. Mas ao usar ferramentas auxiliares é muito simples. Divergência é o movimento multidirecional do mercado e indicador. Um exemplo típico pode ser visto na ilustração acima. Em tal situação, você deve confiar nos valores das Médias Móveis, em vez daqueles valores do gráfico.

Conclusão

Em conclusão, vamos analisar os meios mais populares e eficazes de usar o MACD. O sinal principal é a interseção de Médias Móveis. Mas cada sinal é filtrado em relação aos mercados de sobrecompra e sobrevenda. É permitido negociar com um aumento apenas quando o mercado está sobrevendido, isto é, localizado na metade inferior da janela (abaixo da fronteira N/A). Para negociações em uma queda, a situação é invertida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *