Skip to main content

Visão geral do indicador Ichimoku

Esta visão geral será dedicada ao indicador mais incomum, talvez até exótico — a nuvem de Ichimoku. Depois de adicioná-lo acidentalmente ao gráfico, muitos iniciantes ficam surpresos com a complexidade da interface e, por isso, costumam evitá-lo no futuro. Em comparação com o MACD, RSI ou média móvel, este instrumento é, de fato, visivelmente mais complicado. Ao mesmo tempo, ele é significativamente mais funcional. Este artigo fornecerá uma visão geral simples sobre um indicador complexo.

Histórico de desenvolvimento

A nuvem de Ichimoku foi, na verdade, um objetivo de uma vida inteira para seu criador. Ele passou mais de 12 anos em seu desenvolvimento, tentando alcançar a perfeição. O instrumento foi criado no século passado por um japonês, cujo nome verdadeiro é Goichi Hosoda. Ichimoku é apenas o pseudônimo com o qual ele ganhou fama mundial entre os traders.

O indicador foi apresentado ao público geral apenas em 1968, depois de mais de 30 anos em desenvolvimento. Os analistas da bolsa de valores japonesa começaram a usar ativamente a nova ferramenta. Nos dias de hoje, a Nuvem de Ichimoku é um indicador popular, frequentemente usado não apenas por analistas financeiros profissionais, mas também por traders amadores que negociam em plataformas online.

Interface e funcionalidade do Ichimoku

Goichi Hosoda desenvolveu e apresentou sua solução como um sistema completo para análise técnica de mercado com seis elementos, algo muito raro. O Ichimoku consiste em indicadores de tendência e osciladores, o que permite que você realize uma avaliação da situação do mercado em diferentes escalas.

Descrições dos elementos:

  • Tenkan — média móvel em vermelho, calculada com a fórmula de média simples;
  • Kijun — a segunda linha principal, a média móvel azul, que é ligada à Tenkan;
  • Chikou — um elemento secundário na forma de uma linha com um deslocamento, que replica o movimento do preço no gráfico;
  • Senkou A — a borda da “nuvem”, colorida de verde. Sua fórmula de cálculo mostra a posição média aritmética das curvas principais (Tenkan e Kijun);
  • Senkou B — a outra borda da “nuvem”, em vermelho, com uma fórmula de cálculo semelhante, mas acrescida de um deslocamento e outros pequenos ajustes.

O sexto elemento é a “nuvem” que preenche o espaço entre as curvas Senkou A e B. Dependendo da posição dessas curvas e da situação do mercado, seu preenchimento pode ser em vermelho ou verde, simbolizando uma tendência de alta ou de baixa no gráfico.

Negociando com os sinais

Indicadores simples como o RSI ou o SAR parabólico têm um esquema de interpretação de sinal inequívoco. No caso do Ichimoku, as coisas são muito mais complicadas, o que não é surpreendente dada a sua interface de seis elementos. Ao analisar esta ferramenta, veremos as quatro estratégias principais de negociação com sinais.

  1. Convergência da média móvel. O principal sinal do indicador é o ponto de interseção da Kijun e Tenkan, as linhas vermelha e verde. O tipo da operação (para cima ou para baixo) depende de qual das linhas termina em cima. Se for a vermelha, a negociação é “para baixo”, em posição vendida; se for verde, é “para cima”, em posição comprada.
  2. Reversão da tendência da nuvem. Um esquema semelhante ao anterior, mas a convergência e divergência das curvas Senkou A/B são levadas em consideração. Ao mesmo tempo, a cor de preenchimento da “nuvem” muda. Se a tendência for de alta, ela será verde; se for de baixa, será vermelha. A interpretação da cor é padrão.
  3. Divergência de preço. A posição das barras de preço em relação a todas as linhas do indicador é avaliada. Em alguns casos, as velas se encontram mais para cima ou para baixo, mas, na maioria das vezes, elas ficam aproximadamente no meio. Uma situação semelhante é formada no contexto de intensas tendências direcionais.
  4. Trabalhando com antecedência. O rompimento da linha Chikou pelas velas, o que indicará um salto intenso de preços que vai além do alcance “normal” dos valores médios.

Na verdade, existem muitas outras estratégias. Vários fatores são considerados — a sequência de plotagem dos seis elementos e das formações de preços no gráfico. Há muitas abordagens e dezenas de estratégias diferentes. Os entusiastas das comunidades comerciais estão sempre oferecendo soluções com graus variados de eficácia.

Conclusão

Queremos salientar que, na plataforma Binomo, você pode negociar na conta demo sem a necessidade de carregar sua conta real ou incorrer em qualquer risco financeiro para o seu saldo. Isso abre oportunidades para os experimentos mais ousados. Você pode testar de forma independente várias abordagens para a interpretação dos sinais do Ichimoku e avaliar sua eficácia com base em seus resultados. Posteriormente, as estratégias mais produtivas podem ser aplicadas durante a operação na conta real.

Atenção! Este artigo não pretende ser um conselho de investimento. Nenhuma estratégia pode garantir resultados comerciais 100% corretos. Um resultado bem-sucedido no passado não é garantia de que ele será repetido no futuro. Qualquer informação contida neste artigo é apenas para fins informativos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *