Skip to main content

Visão geral do indicador ADX

O ADX é um indicador do movimento direcional médio, uma ferramenta combinada que mostra a atividade do movimento ascendente e descendente do preço. É composto por três linhas, uma das quais mostra o nível geral de atividade do mercado sem referência a uma tendência direcional. O ADX é um instrumento híbrido e contém elementos de um oscilador e um indicador de tendência. Isso significa que ele pode ser usado como o único elemento de uma estratégia de análise técnica. Neste artigo, veremos o histórico do indicador, sua interface e seu potencial para negociação.

Histórico de desenvolvimento

O índice de movimento direcional médio foi apresentado ao público geral em 1978, junto com uma série de outros instrumentos. O desenvolvedor foi Welles Wilder, que também é o criador de outros indicadores populares — o indicador RSI, o índice ATR e o SAR parabólico. A maioria de suas criações se tornou muito popular ao longo do tempo entre os traders de todo o mundo.

Welles Wilder é um líder reconhecido no número de soluções de análise técnica. Na verdade, foi ele quem anunciou uma nova era no mundo da negociação, quando os computadores modernos começaram a ser usados para analisar e prever os mercados financeiros.

Interface e funcionalidade do indicador

O índice ADX  é formado por três linhas coloridas, sendo que cada uma delas é calculada de acordo com uma fórmula específica. As linhas são desenhadas em uma janela separada, não no gráfico. Isso fornece uma semelhança visual com o Estocástico e outros osciladores. Vamos dar uma olhada no valor de cada média móvel.

  1. O índice positivo (+DI, preenchimento em verde) — apenas as velas ascendentes em verde no gráfico são levadas em consideração. A linha mostra a intensidade relativa das flutuações de preço positivas.
  2. O índice negativo (-DI, preenchimento em vermelho) — uma curva semelhante, cuja fórmula é adaptada para calcular a intensidade das flutuações de preço descendentes no gráfico. Consequentemente, apenas os elementos de preço negativos com o preenchimento em vermelho são considerados.
  3. O índice geral (preenchimento em branco) — o valor médio de ambos os indicadores. A curva mostra a intensidade total dos movimentos ativos da tendência, independentemente da sua direção.

Se o índice positivo começar a crescer na janela e houver um enfraquecimento simultâneo do índice negativo, isso indica o início de uma tendência de alta. Ao mesmo tempo, o fortalecimento das posições das curvas do +DI ou do -DI geralmente levam ao crescimento da linha branca. Para efeitos de apresentação visual dos sinais, um histograma é adicionado ao indicador ADX em algumas plataformas de negociação. Ele mostra o coeficiente de discrepância entre o índice positivo e negativo. Esta funcionalidade está presente na Binomo, você pode ativar o histograma nas configurações da ferramenta.

Sinais de negociação do ADX

Existem várias abordagens para interpretar os valores dos indicadores. O principal sinal é o ponto de reversão, no qual os índices positivo e negativo se cruzam. O ADX também torna possível identificar a divergência e a força do impulso da tendência, sua origem e atenuação. Vamos analisar mais detalhadamente a abordagem mais popular para a negociação com sinais.

  • Sinal de alta. A interseção das curvas dos índices positivo e negativo em sequência, quando a linha verde está acima da vermelha. Se a função de exibição do histograma for ativada, o sinal para abrir uma negociação “PARA CIMA” (comprado) é o aparecimento e crescimento constante das colunas verdes.
  • Sinal de baixa. A situação oposta, quando, em decorrência da convergência das curvas do +DI e do -DI, a linha vermelha ocupa a posição principal. Neste caso, o histograma registrará o crescimento das colunas com o preenchimento em vermelho.

A confirmação do sinal de abertura de uma operação é o aumento nos valores do índice de movimento de preços não direcional (linha branca). Se um sinal de reversão for formado em um contexto de enfraquecimento do movimento da tendência, trata-se de um fator negativo. Tal como acontece com outros indicadores, o ADX geralmente reage a períodos de baixa atividade dos preços.

Uma pequena distância entre as curvas dos índices positivo e negativo, bem como interseções muito frequentes (mais frequentemente do que uma vez a cada 10-15 velas no gráfico), indica provável movimento horizontal dos preços. Se for confirmado pela situação no gráfico, é recomendável abster-se de negociar nesse momento.

Conclusão

De fato, o ADX é uma combinação de dois indicadores — um índice direcional e um índice geral de força da tendência. Os pontos de reversão das curvas do +DI e do -DI são respaldadas pelo aumento ou diminuição no nível geral de atividade do mercado. Isso possibilita receber sinais de alta precisão sem a necessidade de ferramentas auxiliares. Uma boa escolha seria uma combinação do ADX e indicadores de tendência, como o Alligator ou a Média Móvel, por exemplo. No nosso site, já abordamos diferentes estratégias com base nesta ferramenta.

Atenção! Este artigo não pretende ser um conselho de investimento. Nenhuma estratégia pode garantir resultados comerciais 100% corretos. Um resultado bem-sucedido no passado não é garantia de que ele será repetido no futuro. Qualquer informação contida neste artigo é apenas para fins informativos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *