Skip to main content

Visão geral do indicador Média móvel

Existem milhares de vários indicadores de análise técnica, mas se quisermos olhar apenas as ferramentas principais, podemos literalmente contá-las em nossos dedos. A principal ferramenta é a Média Móvel e serve como base para a esmagadora maioria dos outros indicadores, incluindo tendências e osciladores. Neste artigo, vamos considerar esta ferramenta do ponto de vista da teoria e prática.

O princípio da média

O indicador mais simples é o SMA (Simple Moving Average). Sua fórmula é tão simples quanto possível e todos os alunos provavelmente estão familiarizados com isso. É usado para encontrar o valor médio aritmético. Por exemplo, se uma vela tiver um preço de fechamento de 88, a outra é 97, e a terceira é 94, então o valor médio da linha será 93. É assim que a SMA funciona. Médias Móveis mais complexas são baseadas na mesma fórmula, mas com algumas modificações.

Tipos de Média Móvel

Existem cerca de 10 variedades populares, das quais consideraremos as 5 ferramentas mais utilizadas. De fato, há significativamente mais deles, mas as opções menos conhecidas são de interesse apenas para um círculo restrito de traders, então não prestaremos atenção nelas.

A figura acima ilustra claramente as diferenças entre diferentes tipos de MMs. O período médio de todas as linhas é o mesmo – 50. Como você pode ver, o SMA tem a maior inércia eo TSMA tem o menor.

SMA. Um tipo simples de linha que usa a fórmula usual de média. Examinamos isso em detalhes no parágrafo acima.

EMA. Difere da SMA em ter expoentes na fórmula de cálculo. É semelhante em muitos aspectos, mas é muito sensível.

TMA. A Média Móvel Triangular, que possui uma suavização dupla dos valores totais. Devido a isso, ele tem uma forma de onda e é incapaz de fazer curvas angulares acentuadas, mesmo quando há alta volatilidade do mercado e um curto período. Uma das ferramentas mais eficazes para reconhecer períodos de onda em um gráfico.

TSMA. A fórmula de cálculo de média com uma escala de tempo adicionada, em que a importância de cada barra de preço é ponderada em ordem decrescente. O primeiro é o mais importante, o último é o menos importante. Isso torna a curva mais responsiva a mudanças rápidas na situação do gráfico; é menos inercial do que SMA, EMA e TMA.

HMA. A ideia de Alan Hull, um trader da Austrália que tentou fazer uma ferramenta perfeita, sem as principais desvantagens de outros tipos de MA – atraso e baixa precisão em pequenos períodos. Ele conseguiu chegar muito perto de seu objetivo. Sob condições de alta volatilidade no mercado, o HMA de fato supera amplamente os tipos usuais de Média Móvel.

Além dessas opções, há também o WMA (ponderado), TEMA (double exponencial), VMA (fórmula vidya) e outras opções bastante populares. O alcance no terminal Binomo inclui 11 opções. Além de outros 14 indicadores, ele oferece um grande potencial na plataforma em termos de análise técnica.

Negociando com a Média Móvel

A fórmula de média móvel elimina flutuações de preço insignificantes, revelando assim a situação real no mercado. Portanto, em mãos capazes, esta ferramenta é muito poderosa. Existem 4 abordagens principais para interpretar os sinais da MM.

Intersecção com o preço – a posição da linha em relação às formações de castiçal no gráfico, entre em contato com ele e um detalhamento.

A interseção de 2 ou mais linhas é o segundo sinal principal de inversão, com base no qual a maioria das estratégias de análise de indicadores é criada.

A distância entre várias curvas – um aumento no desvio indica um aumento na volatilidade, um estreitamento do canal sinaliza uma transição do mercado para o estágio plano.

Divergência e convergência – a formação de 2 ou mais extremos, mostrando que o mercado está se movendo em uma direção e o indicador está se movendo na direção oposta.

Essa figura ilustra claramente o principal sinal de reversão na forma da interseção do SMA com o gráfico de preços. Além do ponto de contato, o fator de desvio anterior da MM do preço também desempenha um papel.

Há também outra abordagem quando se usam 2 ou mais linhas, o que é ilustrado na figura acima. Ele usa duas médias móveis de Welles Wilder (SMMA) com períodos de 50 e 25.

Conclusão

Bandas de Bollinger, Alligator, MACD e muitos outros indicadores são baseados em uma combinação de curvas de Média Móvel com diferentes parâmetros. Você pode personalizar não apenas o período e o tipo de média, mas também o tamanho do recuo, o ponto de registro (fechamento/abertura e mínimo/máximo da vela) e o deslocamento. Por exemplo, o lendário Alligator de Bill Williams nada mais é do que uma combinação de 3 SMAs com diferentes períodos e turnos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *