Indicadores de tendência e osciladores são os tipos mais comuns de ferramentas de análise técnica. Outros tipos de indicadores, como indicadores de volume, por exemplo, são usados relativamente raramente. Se os principais indicadores de tendência forem Média Móvel, Bandas de Bollinger, MACD e Alligator, então o oscilador principal é o RSI, que é o Índice de Força Relativa. Neste artigo, conduziremos uma revisão detalhada dessa ferramenta.
História do RSI
O indicador foi desenvolvido por Welles Wilder, que o apresentou ao público em geral no final dos anos 1970, ao mesmo tempo que seu livro. Apresentado juntamente com o RSI foram o ATR, Parabolic SAR, ADX e outras ferramentas que ganharam popularidade triunfal entre os comerciantes modernos em todo o mundo.
Wilder posicionou-o como uma ferramenta para determinar a força da tendência e a probabilidade de uma reversão, que é refletida em seu nome. A força relativa é medida comparando a figura atual com o período médio de dados passados do gráfico. A duração padrão da média é de 25 dias, mas no forex moderno e em outras plataformas de negociação é usada uma versão de 14 dias.
Funcionalidade do indicador
O oscilador consiste em 1 linha curva, que é aproximadamente 80% correlacionada com o movimento do preço. Isso possibilita a aplicação de diferentes métodos de análise de gráficos com reconhecimento de padrões, como “double top”, “head and shoulder”, “flag”, etc. Mas, ao contrário do gráfico, que não tem limites, a janela do índice de força relativa é limitada no tamanho. A linha se move de 0 a 100 por cento. No topo da janela há uma área de sobrecompra e na parte inferior há oversold.
Os limites padrão estão no nível de 20 e 80, mas na prática eles têm que ser reduzidos a uma razão de 70-30 ou mesmo 65-35. Isso requer um baixo nível de volatilidade do ativo negociado. O ponto de saída do mercado dessas áreas é o principal sinal do oscilador. Quando o RSI sai do oversold, você deve comprar um contrato em um aumento, e fora do overbought – em um decréscimo. Isso é claramente visível na ilustração acima.
Além do uso de padrões de reversão de gráfico ao negociar no índice de resistência relativa, métodos padrão para indicadores lineares usando divergência também são efetivos. Se o gráfico está crescendo e o RSI está caindo, você deve se concentrar nos números do oscilador.
O RSI como indicador de saldo
Acima, analisamos o método padrão de uso da ferramenta, mas há outra abordagem popular entre os traders. É quando a janela é dividida em duas metades com ambas as fronteiras ao nível de 50%. Nesse caso, o RSI permite que você monitore o delicado equilíbrio do mercado, proporcionando o reconhecimento oportuno do início do movimento direcional dos preços. Um exemplo de interpretação de sinal é dado abaixo.
Uma vantagem dessa abordagem à negociação é o maior número de sinais e o menor atraso. A desvantagem é a necessidade de filtragem manual de sinais. A baixa volatilidade e os períodos de acompanhamento da correção de preços de curto prazo levam a inúmeros falsos positivos e à superação da linha de limite da zona.
A diferença entre osciladores e indicadores de tendência
Esta questão surge frequentemente entre os principiantes que se deparam com esta classificação, mas ao mesmo tempo encontram uma grande semelhança entre diferentes ferramentas. Por exemplo, o MACD ou o estocástico geralmente fornecem sinais síncronos, mas eles não são intercambiáveis.
De fato, essas categorias eram uma condição provisória e esta não é uma classificação oficial. Havia uma opinião entre os comerciantes e analistas técnicos de que os indicadores de tendência permitem determinar as tendências de longo prazo do movimento do mercado. Eles podem ser usados para detectar facilmente quando uma tendência atual está começando a terminar ou para reconhecer a primeira fase do movimento. Eles têm alta precisão, mas seus sinais estão atrasados na maioria dos casos. Portanto, os comerciantes são capazes de capturar apenas o último 1/3 ou 1/4 da tendência.
Os osciladores têm o mesmo princípio de ação, se você olhar para a fórmula matemática de cálculo. No entanto, eles são mais sensíveis a pequenas flutuações do mercado e estão frequentemente à frente dos valores reais do preço no gráfico, refletindo de fato o futuro em vez do passado, como é o caso dos indicadores de tendência. Mas para uma sensibilidade tão alta você tem que pagar com baixa precisão de sinal. Portanto, a negociação raramente é feita apenas com osciladores. Na maioria dos casos, eles são usados como um filtro de sinal para determinar os pontos de entrada ideais para o mercado. Mas as tendências de longo prazo são calculadas usando a Média Móvel e outras soluções baseadas nelas.