O Bollinger Bands (BB) é um indicador de tendência criado por John Bollinger baseado na Média Móvel. Quando a ferramenta é adicionada ao gráfico, é formado um canal de preço que mostra o fator de desvio de preço do “intervalo normal”, calculado usando uma determinada fórmula. O Bollinger Bands é uma solução multifuncional que pode ser usada para determinar o nível de volatilidade do mercado, encontrar pontos de reversão e filtrar os sinais de outros instrumentos. Neste artigo, revisaremos a ferramenta, seu histórico e diferentes abordagens para sua aplicação prática.
História
Apesar do nome, o verdadeiro criador da ferramenta é Perry Kaufman, que descreveu o conceito e a fórmula em detalhes em 1987. Ele citou na seção onde os novos sistemas de análise de mercado para os jogos do mercado de ações estavam sendo considerados. Mais tarde, a teoria sobre isso foi avançada pelo analista financeiro americano John Bollinger. Ele apareceu para o mundo como um pioneiro do comércio informatizado.
Foi John quem deu um passo significativo no grande trabalho de “digitalizar” todos os sistemas técnicos que suportam a negociação de ações e a previsão de mercado. Ele adquiriu uma unidade de computador em 1977, alguns anos após a criação do primeiro computador pessoal. Seu trabalho era desenvolver produtos de software automatizados para análise técnica de mercado. Bollinger também é o criador do método de desagregação setorial de estoques e da fórmula de cálculo de índices industriais. Mas seu desenvolvimento mais famoso é o indicador que revisaremos neste artigo.
A interface Bollinger Bands
As bandas de Bollinger são um padrão de 3 linhas de média móvel. Por padrão, o SMA (média móvel simples) é usado, mas nas configurações você pode escolher qualquer tipo – exponencial, ponderado, triangular ou outros. No terminal Binomo, por exemplo, 11 das opções mais populares são oferecidas. A essência do indicador está precisamente na sua fórmula para a inter-relação de períodos e o recuo de cada linha.
A ferramenta consiste em 3 elementos:
- as bordas superior e inferior são as curvas MA que criam os limites do intervalo;
- a linha mediana é a SMA, que divide o canal em duas metades.
A largura do canal é dinâmica e está constantemente mudando como ondas no oceano. O valor do indicador é determinado por uma fórmula que calcula o valor médio da amplitude das flutuações de preço no gráfico durante o último período especificado nas configurações.
Sinais indicadores
Existem várias abordagens para negociação usando as bandas de Bollinger. Para começar, vamos considerar as recomendações de seu desenvolvedor. John apontou os seguintes padrões ao trabalhar com a ferramenta:
- o preço indo além dos limites das bandas indica uma provável continuação do movimento por algum tempo;
- o preço que salta de uma borda na maioria dos casos leva a tocar no lado oposto;
- períodos de rápido aumento na volatilidade geralmente ocorrem durante um estreitamento preliminar do canal.
Com base nesses aspectos, os traders desenvolveram várias técnicas práticas de negociação para este indicador. O sinal principal é o ponto em que o preço é rebatido de uma das bordas com a quebra subseqüente de um separador neutro. Um pré-requisito para este sinal é o contato preliminar com a fronteira ou indo além dela. A figura abaixo ilustra isso claramente.
Alguns traders concentram-se nas reversões que ocorrem na Média Móvel inferior ou superior. No entanto, sem muita experiência ou o uso de ferramentas auxiliares, a precisão desses sinais será baixa. Portanto, os comerciantes iniciantes devem entrar no mercado somente após receber a confirmação.
Seria apropriado acrescentar as palavras de John Bollinger – se o mercado entra em contato com uma borda e depois é rebatido e rompe um separador neutro, a probabilidade de atingir a borda da faixa oposta é 70-80%. Com base nesse padrão, você pode efetivamente negociar apenas com o indicador BB.
A ferramenta também pode ser usada como um indicador efetivo de volatilidade, o que permitirá reconhecer diferentes fases da tendência – reversão ativa e emergente. Um estreitamento do canal indica o início do movimento horizontal e a expansão indica a formação de uma tendência direcional.
Conclusão
Consideramos um indicador tecnicamente simples, mas com um grande potencial. Pode ser usado ao negociar em qualquer período que comece com gráficos de 5 segundos. As bandas de Bollinger funcionam bem em combinação com os osciladores. No entanto, uma exceção é o Índice de Canal de Commodities (CCI), no qual uma fórmula de cálculo semelhante é usada, o que torna a combinação deles sem sentido.